segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Discriminação ou respeito ?

Hoje eu dediquei parte do meu tempo a pensar em coisas que acontecem no nosso dia-a-dia, injustiças cometidas pelas diferenças de idade entre jovens, adultos e idosos, tudo bem que esse tempo foi bem pouco, já que eu dormi a tarde inteira e depois me esforcei bastante nas aulas de ballet, mas enfim, foi tempo suficiente pra eu pensar nas ocasiões e fatos que me entristecem muito, pela falta de compreensão das pessoas com as outras, ou por mera discriminação, onde nós jovens não podemos defender um ponto de vista perante a alguém de mais idade, já que somos considerados menos sábios, ora, mas eles estão em nossa sociedade para aprender com os erros assim como nós. Quando um idoso é totalmente provido de discernimento e bom senso para manter um diálogo, por que não mostrar a ele quando estiver cometendo uma injustiça ao julgar você e seus sentimentos ? Se sua saúde for frágil é claro que devemos levar em consideração e tolerar certas atitudes, mas não os excluir de saber o que ele faz de errado.
Gostei muito desse texto a seguir, ele expressa tudo o que estou sentindo e a torpe realidade...


"A característica da relação do adulto e do jovem com o velho é a falta de reciprocidade que se pode traduzir numa tolerância sem o calor da sinceridade. Nao se discute com o velho, nao se confrontam opiniões com as dele, negando-lhe a oportunidade de desenvolver o que só permite aos amigos: a alteridade, a contradição, o afrontamento e até mesmo o conflito. Quantas relações humanas são pobres e banais porque deixamos que o outro se expresse de modo repetitivo e porque nos desviamos das áreas de atrito, dos pontos vitais, de tudo o que em nosso confronto pudesse causar crescimento e a dor! Afinal, se a tolerância com os velhos é entendida assim, como uma abdicação do diálogo, melhor seria então dar-lhe o nome de banimento ou discriminação e não de respeito aos mais velhos."

( Memória e Sociedade - Lembrança dos Velhos, de Eclea Bosi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário